quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Produção Textual



A partir da gravura da menina no milharal, foi seguido o seguinte roteiro.

1) convite aos alunos para observarem a gravura;
2) escolher um nome para a menina; (colocar em votação para saber o nome que a maioria preferiu)
3) escolher um título para a história entre três propostos pelos alunos;
4) criar uma história colaborativa de todos os alunos da turma, a partir da gravura e do título que tenha começo, meio e fim, onde ocorra um problema a ser resolvido e tenha um bom final.

Eis o resultado:

"Isadora Foi ao Sítio"

          Isadora foi visitar sua vovó no sítio.
          A vovó pediu para Isadora colher milho para fazerem bolinhos juntas.
          Ao preparar a receita elas erraram a quantidade de fermento. Os bolinhos cresceram demais. Isadora abriu o forno e um bolinho engoliu ela.
          Vovó entrou na cozinha e não encontrou sua netinha.
          Chamou, chamou e ouviu uma vozinha abafada:
          - Estou aqui.
          Percebeu que a voz vinha de um bolão falante.
          Cavocou o bolo e salvou Isadora.
          Resolveram que só iriam fazer bolo de cenoura com pouco fermento, pois Isadora enjoou de bolo de milho.

                                                                              Autores: Turma 21




Texto intercalado para leitura, compreensão e interpretação.


 COMO FAZER PIPOCAS

NENHUM DE VOCÊS, MENINOS,
ALGUM DIA PÔDE VER
COMO SE FAZEM PIPOCAS?
POIS, ENTÃO, EU VOU DIZER:

PEGA-SE O MILHO BRANQUINHO,
NA PANELA SE COLOCA,
POR SOBRE O ÓLEO FERVENTE.
(É ASSIM QUE SE FAZ PIPOCA.)

QUANDO O MILHO ESTÁ LÁ DENTRO,
DEVE A PANELA FICAR
BEM FECHADA, POIS, SENÃO,
TODO O MILHO VAI SALTAR.


DAÍ A POUCO, ESCUTAMOS,
NA TAMPA, FORTES BATIDAS:
SÃO AS PIPOCAS QUE PULAM
PRONTAS PRA SEREM COMIDAS.

TIRADAS DA CAÇAROLA,
SAL NÓS VAMOS POLVILHAR,
E, DEPOIS - ÚLTIMA ETAPA -
SÓ PRECISAMOS PROVAR.

ENTRETANTO, SE QUISEREM
COMER PIPOCAS DE UM MODO
MAIS CÔMODO, MAIS LIGEIRO,
É FÁCIL: CHEGUEM À CALÇADA
E...CHAMEM O PIPOQUEIRO.

(Maria de Lourdes Figueiredo)

  Atividades:
1        Circular no texto as palavras que tem a letra “H”.(palavras repetidas copia uma só vez)
2        Copiar as palavras com letra “H” no caderno.





Passeio no Acqua Lokos



Iniciando a semana da criança, a E.E.E.M. Capão Novo proporcionou um passeio muito divertido à Fazenda Acqua Lokos.

 As crianças se divertiram muito no teatro, no parquinho e na fazendinha, onde puderam andar a cavalo, de pônei e de charrete. 

A Vaquinha, mascote do Acqua Lokos, foi uma atração à parte. dançou e brincou a tarde inteira com a criançada. 

Direção e funcionários do Acqua Lokos estão de parabéns e um agradecimento especial à direção da escola que efetivou um passeio tão bacana.

Para conhecer mais a estrutura do local do passeio clique aqui.

Algumas fotos do passeio:














ATIVIDADES:

Durante o passeio foi observado: colaboração, gentileza, participação, cuidados com a natureza, cuidados com a seu bem-estar e dos colegas, respeito à ordem de filas, cuidados com o patrimônio alheio. 

Na escola houve o momento para comentar sobre o passeio, após o qual foi feita a produção textual, onde cada aluno colocou o que gostou e não gostou no passeio. E, para finalizar, foi feito o desenho ilustrativo das atividades desenvolvidas no passeio.



quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Dia da Árvore - 21 de Setembro

No dia 21 de setembro comemoramos o dia da árvore. Essa data ficou conhecida em razão do início da primavera, estação das flores, época em que as cidades ficam mais alegres devido às lindas cores das flores.

É comum vermos árvores totalmente cheias de flores, como os Ipês e suas mais variadas cores, como amarelo, rosa, branco e roxo.

As árvores são importantes para a vida dos homens, pois fornecem o ar que respiramos além de nos dar alimentos, como frutas e remédios que são extraídos de algumas delas. Também nos fornecem sombra e madeira para construção de casas, móveis e celulose para a fabricação de papel.

O homem tem destruído a natureza, derrubando várias árvores, sem o cuidado com a manutenção da mesma. O certo seria que a cada árvore derrubada, outra fosse plantada em seu lugar. Mas isso não acontece, e podemos ver grandes áreas de devastação, principalmente de nossas maiores florestas.


Com o interesse em aumentar seus recursos financeiros, o homem tem extraído árvores de forma ilegal, sem autorização do governo, vendendo-as de forma clandestina, para obter mais lucro. Outro sério problema são as queimadas, realizadas para fazer a limpeza de grandes áreas. Ao invés de capinar e limpar a área usando outros recursos, o homem usa o fogo, que causa sérios prejuízos. Esses são grandes problemas para a natureza, pois têm levado à perda de animais e recursos naturais, destruição dos solos, diminuição das chuvas, etc. Os animais dessas regiões devastadas morrem, precisam se debandar para outros lugares, sofrendo muito com a perda de seu habitat.

Já existem várias espécies que se encontram em extinção, como o mogno, o jacarandá, o pau-brasil e o pinheiro. Por isso, é dever de todos cuidar e conservar as árvores.

Ajude o planeta, plante uma árvore!


Por Jussara de Barros


As árvores símbolos:


O Ipê Amarelo é a árvore símbolo do Brasil (país).



A Erva-mate é a árvore símbolo do estado do Rio Grande do Sul.




A Figueira-de-folha-miúda é a árvore símbolo do município de Capão da Canoa.



Partes da árvore:



Folhas: responsáveis pela transpiração, respiração e alimentação das plantas.

Flores: responsáveis pela formação do fruto e da semente.

Frutos: 
responsáveis pela proteção da semente.

Sementes:
 responsáveis pelo nascimento de novas plantas.

Caule: responsável pela sustentação da planta e por levar água e sais minerais da raiz para as outras partes dela.

Raiz: responsável pela retirada de água e sais minerais do solo para a planta, e pela sustentação dela.



ATIVIDADES:








"A Árvore Generosa" (de Shel Silverstein) - linda história

















quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Semana Farroupilha





Dia do Gaúcho é celebrado em 20 de setembro. Esta data é considerada feriado estadual em Rio Grande do Sul.
Esta data é uma homenagem a um dos episódios históricos mais importantes para a comunidade gaúcha: a Revolução Farroupilha, em 20 de setembro de 1835.
A Revolução Farroupilha foi uma revolta regional contra o governo imperial do Brasil, que durou aproximadamente 10 anos. A revolução chegou ao fim após ser feito um acordo de paz entre as partes envolvidas.
O Dia do Gaúcho esta incluído na Semana da Farroupilha, uma celebração da cultura e das tradições gaúchas, que ocorre anualmente entre 14 e 20 de setembro, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul.
Tradicionalmente, durante o Dia do Gaúcho, são organizadas festas nos CTG’s (Centros de Tradição Gaúcha) que ressaltam os costumes típicos deste povo, desde pratos típicos, vestimentas e apresentações culturais.
SÍMBOLOS RIO-GRANDENSES:


OS SÍMBOLOS DO RIO GRANDE DO SUL ESTÃO DIVIDIDOS EM SÍMBOLOS CÍVICOS E SÍMBOLOS ECOLÓGICOS.

OS SÍMBOLOS CÍVICOS SÃO:

BANDEIRA



BRASÃO


HINO
Como a aurora precursora
do farol da divindade,
foi o Vinte de Setembro
o precursor da liberdade.

Estribilho:
Mostremos valor, constância,
nesta ímpia e injusta guerra,
sirvam nossas façanhas
de modelo a toda terra.

Mas não basta pra ser livre
ser forte, aguerrido e bravo,
povo que não tem virtude
acaba por ser escravo.



OS SÍMBOLOS ECOLÓGICOS DO RIO GRANDE DO SUL SÃO:

ERVA-MATE (árvore símbolo)


QUERO-QUERO (pássaro símbolo)


BRINCO-DE-PRINCESA (flor símbolo)


CAVALO CRIOULO (animal símbolo)


Para saber mais, visite o site Orgulho de Ser Gaúcho.



Atividades:






Dominó



Hino Rio-grandense Ilustrado

Ensaiar e decorar:










sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Dia do Folclore - 22 de Agosto


Propor uma pesquisa sobre o que é Folclore é uma boa opção para iniciar o assunto.
O que é Folclore?
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil.
Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem a festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

As lendas folclóricas brasileiras são excelentes para trabalhar em sala de aula.

Fonte dos textos acima: Portal do Professor





Jogos online sobre folclore:
a) caça-palavras, cada palavra encontrada é um susto e se aprende brincando. Universo Neo
b) jogo de memória, tem que esperar carregar e pular o anúncio, mas é bem legal. Smart Kids
c) jogo da forca com palavras ligadas ao folclore. Turma Coc
d) este é muito bem feito, só que bem mais difícil. Educar Para Crescer


Atividades:

Copie duas vezes em papel cartão, pinte, recorte e tenha um joguinho de memória.